Senar Goiás faz visita técnica ao futuro Centro de Excelência

Senar fez visita à prefeitura de Bela Vista de Goiás para apresentar o projeto - Foto: Larsen CostaLuiz Fernando Rodrigues


Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Central e Senar Goiás realizaram na manhã da última quarta-feira (26) uma reunião com secretários municipais e visita técnica ao terreno do futuro Centro de Excelência em Bovinocultura de Leite, no município de Bela Vista de Goiás. Entre os objetivos do encontro estava apresentar o projeto do Centro à parcerias locais, buscando apoio junto à prefeitura local.

O superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo; a gestora do Departamento de Projetos e Inovação, Rosilene Jaber; o coordenador de Ações e Projetos, Fernando Veiga; e o técnico para assuntos sobre leite do Centro de Excelência, Fernando Couto, estiveram presente na reunião representando o Senar Goiás. O encontro ainda contou com a participação do corpo técnico do Senar Central e os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura e Educação de Bela Vista de Goiás.

A primeira reunião na cidade, organizada pelo Sindicato Rural de Bela Vista de Goiás - por meio do presidente Wanderley de Siqueira - foi realizada com a prefeitura. Na ocasião, foi mostrado o projeto da construção do Centro de Excelência por meio de uma maquete eletrônica do espaço de cerca de 2.500m² de área construída - o terreno tem metragem total de 50.000m². “Em Bela Vista apresentamos o projeto do Centro e nos encontramos com os representantes da cidade para pedir apoio na construção”, explica Eurípedes.



Visita ao local
Na sequência, o grupo visitou a fazenda Pró-Campo, onde o coordenador técnico Saulo Paranhos de Castro apresentou o método de trabalho - que já vem sendo feito em parceria com o Senar Goiás desde 2010 - além da maneira como são realizados os treinamentos e os recursos didáticos utilizados no ensino aos alunos. Na ocasião, o grupo foi até o local onde será construído o Centro de Excelência. “No local os arquitetos tiraram algumas fotos para a idealização dos projetos executivos. Além disso foi estudada a questão da entrada do Centro e estipulado o cronograma para o início da construção”, comentou Fernando Veiga. Segundo o consultor técnico, as obras devem começar em março e prosseguir até julho de 2015.



Centro de Excelência

Grupo fez visita ao local do futuro Centro de Excelência - Foto: Pedro HenriqueO Centro de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural em Bovinocultura de Leite será uma referência do setor no país e todo conhecimento sobre a produção de leite deverá ser compartilhado com outros Centros - localizados em
diversos Estados. O Centro será construído ao lado da fazenda-escola Pró-Campo, em um terreno doado pelo Laticínios Piracanjuba, e deverá atender a estudantes, trabalhadores e produtores rurais de todo o Brasil.

Segundo Fernando Veiga, o Senar Goiás oferecerá todo o portfólio de referência da instituição para contribuir na formação de novos profissionais. “Além da Faculdade CNA, haverão outros projetos no Centro, como Pronatec e Assistência Técnica Rural. Todos os treinamentos pertinentes à formação do produtor serão disponibilizados no local”, explicou.

O objetivo do Centro de Excelência é oferecer cursos de formação inicial continuada, de Ensino à Distância, técnicos em Agropecuária e de especialização técnica em Bovinocultura de Leite, que compõem o catálogo nacional de cursos técnicos do Ministério da Educação (MEC). O processo teórico e didático serão oferecidos pelo Senar Goiás e os treinamentos práticos serão oferecidos pela fazenda Pró-Campo. Entretanto, Fernando acredita que haverá novas parcerias para o desenvolvimento do Centro. “Vamos procurar novos apoios, como da prefeitura de Bela Vista e outras que forem necessárias”, afirma.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem