Senar Goiás integra discussões sobre o uso da água

Jordana Sara representou a entidade durante reunião - Foto: Larissa MeloLaryssa Carvalho

Com o objetivo de definir metas e ações em torno da utilização da água, a terceira rodada de audiências públicas do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) foi realizada na última quarta-feira (10), no auditório da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O evento contou com a participação da consultora técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás para a Área de Meio Ambiente, Jordana Sara, que compôs o grupo de usuários do recurso hídrico, e integrantes do poder público e sociedade civil.

Para discutir os gargalos da utilização da água entre os setores produtivo, público e a sociedade civil, foram distribuídos questionários que visavam priorizar os programas apresentados no prognóstico. As prioridades eram medidas em nível máximo, com urgência de 4 anos, nível médio, de 4 a 8 anos para implementação, e nível baixo, de 8 a 12 anos.

Para Jordana Sara, o Plano Estadual é necessário, mas algo desta magnitude demanda maior organização e análise. “O Plano Estadual realmente é importantíssimo para nortear, mas é necessária uma demanda de tempo maior, um nivelamento entre os participantes e uma interação maior da sociedade”, enfatizou.

A ausência do feedback das edições anteriores foi outro aspecto questionado pelos participantes. De acordo com o gerente de infraestrutura Grupo discutiu os principais gargalos da utilização da água - Foto: Larissa Melohídrica e obras da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), Vitor Hugo, que também integrava o grupo de usuários, não foi realizada

nenhuma contextualização com os participantes das reuniões passadas. “Estamos na terceira reunião e não sabemos o feedback das reivindicações feitas nas edições passadas. Nós mandamos e mail e não obtivemos resposta”, pondera Vitor.

Ainda sobre a reunião, Jordana afirmou que há a necessidade da discussão conjunta entre os usuários. “É necessário discutir o questionário junto com a instituição e todos do segmento para que atendam todos os integrantes”, abordou a consultora técnica.

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem