Senar Goiás lança nova edição do Programa Agrinho

Imagem

Post Agrinho 02 01O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), realiza na próxima sexta-feira (23), às 15 horas, no auditório da Faeg, a solenidade de lançamento do Programa Agrinho. O evento terá a apresentação de Stand Up da Agência Q9. A proposta do lançamento é divulgar os objetivos do Agrinho e convidar o público a participar da edição deste ano, que terá como tema ‘O Brasil que queremos: seja protagonista’.

Desenvolvido em Goiás desde 2008, o programa visa incentivar a prática pedagógica por meio de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes. O Agrinho é voltado para estudantes de escolas privadas e públicas – municipais e estaduais -, professores, gestores escolares e comunidades em geral. Ao todo, cerca de 200 municípios serão beneficiados pelo programa.

Alcance

Desenvolvido em quatro etapas, o programa envolve definição de tema e material pedagógico, lançamento de edição anual e capacitação de formador, formação inicial de agente educacional e desenvolvimento dos trabalhos, concurso Agrinho e premiação. Neste ano, o Senar Goiás pretende capacitar uma turma de instrutores. A primeira, entre os dias 20 a 23 de fevereiro. No total, 40 profissionais foram habilitados.

A coordenadora de Ações e Projetos do Senar Goiás, Fátima Araújo, diz que a importância maior do evento é o legado deixado em cada município goiano. “Mais do que premiação e as ações desenvolvidas, o que fica não tem como mensurar. É muito grande a extensão do nosso programa, porque vemos rios revitalizados, praças arborizadas, escolas revitalizadas, entre outros. Todo esse envolvimento, a formação de hábitos e as atitudes do público participante são grandes conquistas trazidas pelo programa”, destaca.

Programação

O Agrinho encerrará suas atividades no dia 23 de novembro, com a premiação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018. Ao todo, serão 288 finalistas, que tiveram seus projetos avaliados pela Comissão Institucional Julgadora, organizada pelo Senar Goiás. A premiação é dividida de acordo com as 12 regionais do Sistema, são elas: Metropolitana, Centro Leste, Centro Norte, Norte, Médio Norte, Nordeste, Leste, Sul, Sudoeste, Oeste, Extremo Sudoeste e Vale do Araguaia.

Durante o último Programa Agrinho, o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, destacou que a classificação dos projetos atende ao tema proposto, seguindo os critérios contidos no regulamento do concurso. “Em Goiás, o diferencial do Agrinho é a confiança, o respeito que o programa desperta nas pessoas. Prova disso, é que recebemos cada vez mais participações e passamos a ser reconhecidos em todo Estado. Isso beneficia as comunidades onde o programa está inserido”, destaca.

Etapas

Além da divisão pelas regionais do Senar, o concurso do Agrinho é promovido em três categorias – Desenho, Redação e Município Agrinho.

Programa Agrinho

O Programa Agrinho é um projeto de responsabilidade social do Senar Goiás e visa promover educação, cidadania e consciência ambiental e outros temas, tendo a participação de escolas, professores, estudantes, parceiros e das comunidades atendidas. Há nove anos, o Programa estimula o desenvolvimento de projetos nessa temática e premia, anualmente, alunos e professores responsáveis pelos melhores trabalhos desenvolvidos em todo o Estado.

Serviço:

Solenidade de lançamento do Programa Agrinho

Data: 23 de fevereiro

Horário: às 15 horas

Local: Auditório da Faeg – Rua 87, 662, Setor Sul, Goiânia (GO)

Mais informações: www.senargo.org.br ou www.faeg.com.br

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem