Senar Goiás capacita técnicos para a realização do CAR

Imagem

Treinamento foi ministrado no Augustus HotelMichelle Rabelo
Antes mesmo da prorrogação oficial do prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) lançou um treinamento – do tipo Formação Profissional Rural (FPR) – que objetiva capacitar técnicos que irão auxiliar os produtores a realizarem o cadastro. O 2º evento do Treinamento Cadastro Ambiental Rural, que aconteceu no Augustus Hotel, foi encerrado na última quinta-feira (30) e ao todo, 16 técnicos indicados pelos Sindicatos Rurais (SRs), receberam a capacitação. Eles devem disseminar as informações para os produtores de seus respectivos municípios.

O prazo foi oficialmente adiado por mais um ano. O anúncio foi feito pelo ministro interino do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, que afirmou que o decreto de adiamento será publicado nesta semana. Agora, com um motivo a mais, os treinamentos do Senar Goiás devem continuar e outros eventos já estão programados para os dias 4 e 5 de maio. O objetivo do Senar Goiás é reunir pessoas com informações consideráveis a respeito da legislação ambiental e ao sistema de cadastramento ambiental rural, para que seja feito um aprimoramento/nivelamento do conhecimento para a utilização da ferramenta.

Marcelo Lessa bateu forte na questão da legislação ambientalNo treinamento que se encerrou na quinta-feira (30), o instrutor Marcelo Lessa apresentou o conteúdo do Código Florestal Brasileiro e Goiano, e do Decreto 8235/2014. Além disso, ele falou sobre a utilização da Instrução Normativa 02/2014, no CAR e de como utilizar a plataforma SICAR, por onde o cadastro é realizado. Segundo Lessa, o manuseio da ferramenta não é o principal problema para o cadastramento, já que a prática do dia a dia faz com que os técnicos adquiram intimidade com o programa. Esse lugar é ocupado pela falta de conhecimento a cerca da legislação. “Eles sabem manusear a ferramenta, mas não conhecem a legislação. Eles precisam saber interpretar as informações”, explica.

Para a mobilizadora do Sindicato Rural (SR) da Cidade de Goiás, Angélica de Castro, o treinamento é uma forma de proteger o produtor. “Aqui em Goiás a gente encontra pessoas que estão cobrando valores abusivos para fazer o CAR. O produtor acaba prejudicado, pois não tem para onde correr. Agora, a intenção é que o SR preste esse serviço cobrando uma pequena taxa”, pontua. Angélica ainda fez questão de destacar a parte de mapeamento abordada pelo treinamento. “Eu tinha uma ideia básica, mas o que o Marcelo abordou é valioso demais”, disse.

Angélica elogiou iniciativaCadastro Ambiental Rural
Marcelo Lessa explica que o produtor precisa enxergar o CAR como um aliado. “O CAR é um divisor de água no setor ambiental. Ele traz uma nova vertente no que tange as exigências ambientais. Além disso, ele precisa entender que passa a depender do cadastro. Daqui para frente licenciamento, transferência de propriedades, entre outras situações, não poderão ser feitas sem o cadastro. O produtor sem o CAR é uma pessoa física sem RG”, destaca.

Para o engenheiro ambiental de Alexânia, Filipe Fernandez, o treinamento é essencial para mostrar a importância da busca por profissionais capacitados para realizarem o CAR. “Em Alexânia existem algumas pessoas oferecendo os serviços sem o conhecimento. Isso é grave. A partir do momento em que temos a oportunidade de participar de cursos como este, passamos a valorizar quem sabe o que está fazendo no momento de cadastrar a propriedade”.

Prorrogação
Sobre a prorrogação, anunciada praticamente no prazo de encerramento, Marcelo Lessa acredita que Filipe destacou importância do treinamentoa cultura do brasileiro de “deixar tudo para a última hora” contribuiu muito para o baixo percentual de cadastrados. Ele explica que em Goiás, o objetivo é garantir que o Cadastro seja realizado pela maioria dos produtores, que somam aproximadamente 140 mil propriedades rurais. Atualmente, cerca de 11% - o que representa 16 mil - das propriedades foram cadastradas.

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem