Assessoria de Comunicação do Senar Goiás
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Brasil (Senar Brasil) promoveu nos dias 21 e 22 de novembro, o 2º Fórum de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em Brasília, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O evento contou com a participação de coordenadores e supervisores de ATeG das administrações regionais, além da presença do gestor do Departamento Técnico do Senar Goiás, Flávio Henrique Silva. Neste ano, o objetivo foi promover a troca de ideias sobre as ações para o próximo ano. Para isso, diversos representantes técnicos regionais do Senar estiveram presentes no evento.
Na ocasião, foram explanados os resultados obtidos nas experiências de Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo e Tocantins. Segundo Flávio Henrique Silva, o fórum buscou sinalizar os participantes sobre uma assistência técnica de unidade nacional, apresentada a diversos parceiros. “A ideia proposta é que o modelo contemple a agropecuária resiliente, que nada mais é que uma evolução do conceito de sustentabilidade”, afirmou o gestor do Departamento Técnico do Senar Goiás.
Além disso, o evento contou com duas palestras técnicas, sobre agropecuária resiliente, eficiente e multifuncional, o papel da pesquisa e da extensão rural, e outra sobre a metodologia Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA), ferramenta utilizada pela assistência técnica do Senar.
Temáticas abordadas
O Secretário Executivo da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), Daniel Carrara, destacou a importância da interação com entidades que possam colaborar com o trabalho desenvolvido pelo Senar como empresas privadas de ATeG, Emater e universidades. Carrara frisou ainda a necessidade de o grupo de técnicos criar uma rede de discussões. “Vocês precisam ser ativos, falarem, questionarem para podermos avançar na criação de um grande sistema de Assistência Técnica e Gerencial e cumprir com nosso objetivo que é levar renda ao produtor rural”, sinalizou. Outros assuntos também foram tratados no Fórum, como a capacitação do corpo de técnicos de campo; o perfil do técnico de campo, supervisor e produtor atendido; parcerias institucionais; sistema de informação ou central de inteligência. O 2º Fórum da ATeG terminou com a Carta de Brasília, documento que concentra as decisões tomadas ao longo do evento e que será norteador para as ações da Assistência Técnica e Gerencial do Senar em 2017.