Aulão reuniu estudantes e especialistas para ampliar repertório sobre agro, sustentabilidade e tecnologia que podem ser temas de provas
Ana Luísa Diniz sempre teve o campo presente na sua vida. Filha de produtor rural, cresceu ouvindo histórias sobre a fazenda do pai e vendo de perto a importância da agricultura. Agora, com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando, ela pretende transformar essa ligação em profissão: agronomia está entre as opções de curso que sonha seguir. Na manhã desta quarta-feira, 22 de outubro, ela esteve no auditório do Sistema Faeg/ Senar, junto de mais de 40 alunos do Colégio Delta do Jardim Goiás, para participar de um aulão especial que reuniu especialistas para falar sobre temas ligados ao agro, meio ambiente e tecnologia que podem aparecer na prova.
“Acho que, como estamos passando por um período de forte crise ambiental, temas ligados a isso devem aparecer na prova, principalmente na redação. Tudo que foi falado aqui trouxe bastante repertório”, afirmou Ana Luísa.
O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, destacou que a iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens da realidade do agronegócio, mostrando que o setor é moderno, tecnológico e parte da solução para muitos dos desafios globais. “Nós acreditamos muito na força da educação e no papel que o agro tem para construir um país mais sustentável e com mais oportunidades. Quando um estudante entende a importância do campo e como ele se conecta com ciência, tecnologia e inovação, ele amplia sua visão de futuro.”
Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás, falou sobre o potencial produtivo do Brasil e desmistificou dados sobre o uso do território nacional. “Hoje cerca de 7% do território nacional é utilizado para a agricultura. Quando somamos a pecuária, esse número chega a 26%. Podemos triplicar nossa produção de alimentos sem derrubar uma árvore sequer, apenas recuperando pastagens degradadas e intensificando o uso das áreas. Já realizamos até quatro safras por ano. Isso nenhum país do mundo faz.”
Os estudantes ouviram ainda sobre inovação e tendências tecnológicas no campo. Pedro Camilo, diretor de T.I. do Senar Goiás e idealizador do aulão, destacou que os temas abordados têm grandes chances de aparecer nas provas deste ano. “Falamos sobre grandes eixos: sustentabilidade, economia verde e inovação no agro. Também apresentamos o conceito de Agro 5.0, inteligência artificial e robôs no campo. Tudo isso pode ajudar os jovens na redação, nas questões das provas e até na escolha de uma profissão.”
A coordenadora pedagógica do Colégio Delta, Daniele Santos, que acompanhou a turma, ressaltou a importância de iniciativas como essa para ampliar o repertório dos estudantes. “São temas extremamente atuais. Quando recebemos o convite, aceitamos imediatamente porque inovação, tecnologia e empreendedorismo são fundamentais para os alunos compreenderem melhor a força do agro no nosso estado.”
O aulão contou com a participação de especialistas que levaram aos estudantes uma visão prática e atualizada dos temas. As palestras foram ministradas por Ana Cláudia Martins, bióloga e supervisora do Programa Talentos do Campo do Senar Goiás; Renato Domiciano Silva Rosado, engenheiro agrônomo e supervisor do Programa Conecta Campo; e Francisco Calaça Xavier, engenheiro de software e coordenador de Novas Tecnologias do CampoLab.
No encerramento, os alunos participaram de um quiz com os conteúdos discutidos durante as palestras. Para o aluno Rafael Iaccino, a experiência foi enriquecedora e contribuiu para sua preparação. “Eu gostei bastante dos conteúdos. Conhecimento nunca é demais. Tudo que aprendemos aqui vai contribuir em algum momento, seja na redação ou em questões específicas da prova.”
Com essa ação, o Sistema Faeg/Senar reforça o compromisso de levar informação de qualidade, conectar jovens com o agronegócio e contribuir com a formação de futuros profissionais. Novos aulões serão ofertados para estudantes de colégios particulares e públicos até as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para os dias 9 e 16 de novembro.
Comunicação Sistema Faeg/Senar
Notícias
22/10/2025
Notícias
20/10/2025