Curiosos para conhecer cada detalhe do Programa Equoterapia, técnicos do Senar Minas e um grupo de profissionais que encabeçam um projeto do tipo em Betim (MG), chegaram a capital nesta segunda-feira (10/2) e saem, na terça-feira (11/2), em comitiva por cinco cidades goianas onde a equoterapia já é realidade ou está em fase de implantação.
O Programa Equoterapia, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), atende quase 400 pessoas e chamou atenção do Senar Minas que pretende implantar a mesma ideia. A primeira reunião foi realizada na sede do Senar Goiás e contou com a presença da coordenadora do programa, Fátima Araújo e do chefe do Departamento Técnico, Flávio Henrique Silva.
Para entender como o projeto é realizado na prática o grupo viaja, de terça (11) à quarta-feira (12/2), pelos municípios de Rio Verde, Piracanjuba, Hidrolândia, Bela Vista e Anápolis. A ideia é apresentar como o programa foi implantado, como é administrado e quais os entraves ainda enfrentados pelo Senar Goiás.
Segundo Fátima, disponibilizando para o Senar Minas todas as informações, haverá uma troca de experiência de grande valor. Ela fez questão de falar sobre o principal papel do Senar Goiás após a apresentação do projeto em cada município: qualificar profissionais para atuação multidisciplinar.
Representando o Senar de Minas, viajam pelos cinco municípios os coordenadores de Promoção Social, José Bela, e de Formação Profissional, Luiz Romilson. Além deles, compõem a comitiva as fisioterapeutas Engridy Lemos e Karla Azeredo e a educadora Eliane Martins. As três fundaram a Associação Despertar Vidas em Betim (MG) e querem utilizar a equoterapia para tratar pessoas com necessidades especiais.
Programa Equoterapia
Em Goiás, na maioria dos casos, os serviços de equoterapia são mantidos pelas parcerias de Sindicatos Rurais, prefeituras e demais entidades de cada cidade.
De acordo com fisioterapeutas, o movimento que o cavalo faz enquanto cavalga faz com que o cérebro do paciente tenha a mesma sensação do movimento da coluna vertebral. Os estímulos podem, inclusive, fazer com que portadores de paralisia infantil voltem a caminhar.
Programação:
Terça-feira (11/02)
Rio Verde – 11 horas
Sindicato Rural
Rua 72, nº 346, Bairro Popular – Parque de Exposições
Piracanjuba – 18 horas
Parque de Exposições
Avenida Doutor Amim José Daher, s/nº, Setor Fernandes
Quarta-feira (12/02)
Hidrolândia – 9 horas
Viveiro Pancoti
BR-153 Km 535,5. Saindo de Goiânia, é preciso fazer o retorno próximo ao Banana Menina e seguir as placas do Viveiro.
Bela Vista – 11h30
Sindicato Rural
Avenida José Pontes, Quadra 4, s/nº, Parque dos Buritizais – Parque Agropecuário
Anápolis – 15h30
Sindicato Rural
Avenida Pedro Ludovico, s/nº, São Joaquim – Parque Agropecuário