Setor Agropecuário alavanca PIB Brasileiro. Soja é destaque

Imagem

colheita sojaCom colheita recorde de 186,1 milhões de toneladas de grãos e fibras na safra 2012/2013, o setor agropecuário proporcionou ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro um crescimento de 1,5% na comparação o entre segundo trimestre de 2013 e o primeiro trimestre. No mesmo período, o PIB do setor agropecuário cresceu mais que os demais setores juntos e registrou alta de 3,9%. O bom desempenho foi garantido pelas culturas de soja, milho e feijão.

Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, esse crescimento do setor pode ser potencializado ainda mais se os governos tratarem com seriedade as questões de logística e infraestrutura, por exemplo.

“Precisamos que os problemas com nossos portos e estradas sejam resolvidos. A Ferrovia Norte-Sul, por exemplo, já está sendo construída há mais de 30 anos e não sai do papel. Por mais uma vez o setor agropecuário provou que é o sustentáculo da economia brasileira. As culturas de soja, milho e feijão foram as que puxaram o resultado positivo do PIB do agro e foi a agropecuária que garantiu o crescimento do PIB nacional. Se tivermos mais investimentos, o potencial de crescimento do setor será muito maior”, finalizou José Mário.

Para a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, a expansão do crédito e o clima favorável nas principais regiões produtoras contribuíram para a colheita recorde. Segundo Abreu, as perspectivas são positivas para o terceiro trimestre do ano, quando o bom desempenho dos últimos meses deve se repetir. A previsão é que se mantenha o ritmo de crescimento em razão do avanço da colheita de importantes culturas.

Entre os destaques para os próximos meses estão a cana-de-açúcar, cuja colheita deve crescer 10,31%; o milho segunda safra (+19,57%); o feijão segunda safra (+20,01%); e o trigo (+33,43%).

Para 2013, a Confederação estima crescimento de cerca de 18% para a agropecuária. Este aumento vai sustentar o bom desempenho do agronegócio, com alta de 4,5% a 5%, recuperando as perdas causadas por problemas climáticos verificadas em 2012.

Foto: Gutiérisson Azidon

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem