Sistema Faeg Ifag apresenta análise sobre Plano Safra a sindicatos rurais

Imagem

A comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas e Política Agrícola da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) se reuniu nessa semana, na sede do Sindicato Rural de Verde, para tratar de assuntos de fundamental importância para a safra 2022/23

Em pauta, o encontro tratou alguns dos principais problemas enfrentados pelos produtos em sua atividade produtiva. Dentre estes, destaca-se os problemas causadas pela cigarrinha no milho, que tem reduzido a produtividade nas lavouras de milho em Goiás, e o aumento dos custos de produção da safra 2022/23.

Foram apresentados os números do Plano Safra 2022/23 com a análise das informações divulgadas pelo Governo Federal, com por exemplo a taxa de juros e o aumento nos valores disponibilizados para os produtores. Foi um consenso que o plano foi positivo, apesar da elevação das taxas de juros.

“Analisar o Plano Safra é extremamente importante pois os recursos desse ano estão boa parte voltados para armazenagem, Inovagro, com olhar para a produção com baixo carbono, por meio do programa ABC. Precisamos também avaliar os diversos programas como Pronamp e Pronaf, para melhor orientar o produtor ao acesso em linhas mais competitivas, assim como o cuidado com as taxas de juros ofertadas”, acrescenta Enio Fernandes, Vice-presidente da comissão

Outro ponto observado e que requer atenção dos produtores e a proposta de classificação da soja que está sendo estudada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dentre vários pontos avaliados, o que mais preocupa o setor está na redução da a taxa de umidade da oleaginosa que deve passar de 14 para 13%. Uma das propostas levantadas durante o encontro é que eventos regionais possam acontecer para discutir o assunto junto com os produtores.

Em relação a segunda safra que está sendo colhida uma atenção especial na redução de produção em virtude do período de estiagem e a ação da cigarrinha que prejudicaram significativamente a produção esse ano.

"A reunião foi bastante produtiva e direcionou para a realização de encontros regionais, onde serão discutidos pontos importantes para a safra 2022/23, como o custo de produção, o controle da cigarrinha no milho e o Cbios",relatou o Coordenador Institucional do IFAG, Leonardo Machado.



Comunicação Sistema Faeg

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem