Sistema Faeg/Senar acompanha assinatura de termo para ampliar fornecimento de energia

Imagem

O presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal José Mário Schreiner acompanhou a reunião com o governador Ronaldo Caiado, o ministro de Minas e Energia, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última segunda-feira, 26. No encontro a Enel Distribuição Goiás assinalou que vai antecipar os investimentos e a previsão é de ampliar em 26% a capacidade da rede de distribuição nos próximos três anos. Além disso, a empresa se comprometeu a melhorar as perdas na distribuição da rede atual e também a aumentar o número de conexões rurais.

As medidas, até o início de fevereiro do ano que vem, representarão aumento em 486 megawatts (MVA) na capacidade de distribuição de energia.

Uma das principais ações da Enel, de curto prazo, para possibilitar a liberação de carga de norte a sul do Estado, é a compensação de reativos na rede da distribuidora, o que possibilitará novas ligações de energia sem a troca de transformadores. Segundo a empresa, até 2022, serão acrescentados cerca de 1.500 MVA ao sistema elétrico, o suficiente, por exemplo, para abastecer as cidades de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e todos os 28 municípios da Região Metropolitana.

O plano também prevê obras, dentre as elas a construção de 17 novas subestações, que irão atender 27 municípios, entre Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Mineiros, Rio Verde, Niquelândia, Luziânia, Senador Canedo e Iporá. Cerca de 835 mil clientes dessas regiões serão beneficiados com a maior confiabilidade do serviço de distribuição. Também estão previstas a ampliação e reforma de outras 130 subestações e a aceleração das conexões dos clientes rurais. Para os próximos anos, a empresa prevê um aumento expressivo. Atualmente, são 21.300 conexões pendentes, valor que deve ser reduzido para 15.600 em 2020 e para 6 mil em 2021.

A companhia também garante que esse plano possibilitará atender às indústrias já existentes e apoiar a instalação de novas empresas. “Nosso foco agora será intensificar as grandes obras de infraestrutura para garantir que todas as solicitações de aumento de carga acumuladas no período em que a companhia era estatal, além dos novos pedidos, sejam atendidos, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, disse Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil.


Fonte: Portal Goiás com adaptações da Comunicação Sistema Faeg/Senar

Foto: Fredox Carvalho


Áreas de atuação

Veja também

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Produtores

Notícias

Produtores deverão fazer atualização do cadastro de outorga

Imagem