Sistema Faeg-Senar debate desafios da produção de soja em abertura de plantio

Imagem

A Abertura Nacional do Plantio de Soja, safra 2018/2019, foi na última segunda feira (17), em Terenos, no Mato Grosso do Sul. A meta é plantar 3 milhões de hectares e produzir 10 milhões de toneladas. O presidente em exercício da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e presidente da Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja-Brasil), Bartolomeu Braz esteve no evento. Mais de 500 produtores compareceram, confirmando o sucesso.


Os debates foram em torno das oportunidades que o Brasil tem de usar áreas com pastagens degradadas em agricultura. “Mostramos a necessidade que o mundo vê o Brasil na produção de alimentos. Com essa guerra comercial o Brasil pode buscar oportunidade de ser protagonista na exportação, principalmente de soja, pontuou, Bartolomeu.


Também foram discutidos os maiores problemas atualmente enfrentados pelos produtores, como: tabelamento de frete, questões fundiárias, nova lei dos defensivos agrícolas. Situações que as entidades como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Aprosoja estão conseguindo reverter, apesar de deixarem sequelas.“Tudo caminha para uma estabilidade de produção. Mas questões como o uso do glifosato, primeiro proibido e depois liberado, tabelamento do frete, variação do dólar e aumento do custo de produção, interferem”, explicou, o presidente em exercício da Faeg.


Comunicação Sistema Faeg/ Senar.



Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem