Sistema Faeg/Senar e Aprosoja-GO realizaram Abertura Estadual do Plantio de Soja na sexta-feira

Imagem



Evento realizado em Campinorte também teve apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Em Goiás, 4 milhões de hectares devem ser destinados ao cultivo de soja neste ciclo, segundo o IBGE, com expectativa de produção superior a 14,25 milhões de toneladas.

Na década de 1980, o italiano Eugênio Perinelli migrou de São Paulo para Campinorte, onde começou a plantar milho e arroz – mesmo sendo chamado de louco. Em 1990, ele e a família iniciaram o cultivo de soja em uma área de cinco hectares. Atualmente são 3.500 hectares, também em Uruaçu e Mara Rosa, com soja na safra de verão e milho e sorgo na segunda safra.

Diante do espírito desbravador, pioneirismo e sucesso, a fazenda Três Irmãos sediou nesta sexta-feira a Abertura Estadual do Plantio de Soja. “Já faz tempo que o Norte de Goiás gera grande demanda na Agricultura. As áreas vêm crescendo bastante e ocupando espaços que antigamente só a pecuária tinha. Receber um evento como esse em nossa propriedade é motivo de muita honra e satisfação para a nossa família”, ressalta Carlos Alberto Perinelli, filho do Sr. Eugênio.

O evento foi organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Sistema Faeg/Senar) e pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A programação teve a participação de autoridades e lideranças locais e estaduais, como o presidente do Sistema Faeg/Senar /Ifag e deputado federal, Zé Mário Schreiner; o presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin; e o secretário de Estado da Agricultura, Tiago Mendonça.



Produtores rurais, profissionais do setor agropecuário e a comunidade geral também acompanharam o evento com bênção das sementes de soja e o ato simbólico de abertura do plantio, com tratores e plantadeiras iniciando os trabalhos de semeadura da lavoura. O painel técnico abordou os cenários da economia, mercado da soja e insumos para os próximos meses, com os analistas de mercado Enio Fernandes, presidente da Comissão de grãos da Faeg e consultor da Terra Agronegócios) e Matheus Pereira, da Pátria Agronegócios. A mediação foi de Leonardo Machado, coordenador institucional do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Devido ao constante incremento de áreas novas para produção (especialmente aquelas antes destinadas à pastagem), a produtividade média de soja na região está na faixa de 55 sacas/hectare, de acordo com o IBGE. Em termos econômicos, a produção de soja no Norte goiano movimenta cerca de R$ 1,2 bilhão anualmente.

“A região norte, apesar de representar, aproximadamente, 5% da produção goiana de soja, é a região de estado que de maior crescimento do cultivo da oleaginosa. De acordo com dados do IBGE, a área plantada na região norte cresceu em uma média de 6% ao ano, uma taxa de crescimento maior do que a de Goiás”, explica Leonardo Machado.

“Por meio deste evento prestigiamos a região Norte de Goiás, que tem se mostrado cada vez mais importante no cenário da produção de grãos no Estado”, destaca o presidente da Aprosoja-GO, Joel Ragagnin.




Na safra 2021/22 a produção goiana de soja 14,1 milhões de toneladas, um avanço de 3% acima do que foi colhido no ano passado.

“Acreditamos que o crescimento da produção possa ser ainda maior, já que a área destinada à cultura deva avançar 5,6%. As provisões climáticas, até o momento, são positivas, sendo que a expectativa é de que o clima não seja um limitante nesta safra. Acreditamos que próximo de 50% da área destinada à soja já foi semeada, um avanço considerado muito bom. Só a título de comparação, no ano passado, este percentual no mesmo período não alcançava 5%. Se essa previsão se confirmar teremos mais uma vez uma grande contribuição do agro para a economia goiana, explica Zé Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag e deputado federal.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Produtor

Notícias

Produtor assistido pelo Senar Goiás amplia possibilidades de mercado desenvolvendo água ardente de goiaba

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Imagem