Texto: Fabiana Sommer
Fotos: Lorrayne Martins
O Sindicato Rural (SR) de Rio Verde realizou, pela primeira vez, uma premiação local do Programa Agrinho 2015, um dos maiores programas de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás. O evento foi realizado no Salão Verde, no último dia 5 de fevereiro, e homenageou dez alunos e 12 professores da rede pública de ensino.
Professores e alunos concorreram nas categorias desenho, redação, experiência pedagógica e escola Agrinho. Os trabalhos foram realizados a partir do tema “Saber e atuar para melhorar o mundo: Esporte, Lazer, Cidadania e Meio Ambiente”. Cerca de 200 redações concorreram às premiações.
Premiados
Campeã na categoria experiência pedagógica, a professora Elza Aparecida Soares da Escola Municipal José do Prado Guimarães, se sentiu feliz e reconhecida por ter recebido a premiação. O trabalho da professora foi desenvolvido em uma praça próxima à escola, onde a revitalização, o plantio de mudas e o recolhimento de lixo foram as principais atividades. “Próximo à nossa escola, estávamos acompanhando o desmatamento da praça e da nascente, por isso resolvemos juntar o tema do concurso e aplicar nesta localidade, que hoje está preservada e mais bonita. Com certeza não só a escola ganhou com esta atitude, mas a comunidade, que agora passa a ter um local mais harmonioso”, explicou a professora.
Premiado com a melhor redação do 9º ano, o aluno Gabriel Machado, do Colégio Estadual Abel Pereira de Castro, fez um artigo de opinião sobre a Copa do Mundo de 2014 e como o ser humano deve se comportar diante de um mundo tão complexo. “Não foi fácil escrever a redação, pois os erros são inevitáveis, mas eu consegui, conquistei a premiação e me senti gratificado por poder participar deste evento”, ressaltou Machado.
Os pequenos também tiveram vez no evento. Tuany dos Santos Brito, da Escola Municipal José do Prado Guimarães, de 6 anos, foi à vitoriosa na categoria redação 1º ano. Com um brilho no olhar por ter recebido a premiação, a garotinha não cabia de tanta felicidade e abraçava todos os organizadores do evento, agradecendo por ter sido escolhida. “Meu desenho ficou bonito, eu fiz uma menina com dois meninos brincando de bola, umas árvores, casa, torre, crianças pescando, por isso que estou feliz. E não sou só eu que vou ficar feliz. Meu pai, minha mãe e minha tia vão ficar felizes”, disse.
Investimento em Educação
Para o presidente do Sindicato Rural, Walter Baylão Júnior, é essencial que se trabalhe a conscientização das crianças desde pequemos, pois elas são o futuro do país. “Vamos mostrar para as crianças e adultos o que temos de bom em nosso país. É preciso investir na preservação de nossas nascentes e das matas, pois as consequências estão cada vez mais próximas, por isso, ações como a do Programa Agrinho são relevantes diante do cenário que nos cerca”, completou Baylão.
Segundo a coordenadora do Agrinho do Sindicato Rural, Gleibe Vieira, a ideia de realizar uma premiação local surgiu da demanda por projetos encaminhados para o programa realizado pelo Senar em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). “Em Rio Verde, professores e alunos sempre participam ativamente do programa. Como o concurso é muito concorrido, pensamos em fazer uma premiação local, para estimular e reconhecer aqueles que estão ativamente trabalhando e se empenhando. Não tem nada mais gratificante do que ver meus colegas sendo reconhecidos, principalmente por sermos uma classe com jornada árdua e tarefas difíceis. Mesmo assim recebemos inúmeros retornos, como por exemplo, ao observarmos as transformações das habilidades antes não adquiridas, não só na escola, mas também na comunidade”.
O tema do concurso Agrinho de 2015 é "Saber e atuar para melhorar o mundo: saúde, qualidade de vida e meio ambiente” e o programa vem com inúmeras novidades. “Já convido todos os professores para que façam as inscrições, participem novamente do programa e que este ano tragam ainda mais prêmios para Rio Verde, município este que participa ativamente do programa e dos eventos realizados pelo sistema” destacou Renildo Marques Teixeira, supervisor regional do Senar.