Suinocultura: com apoio da Faeg, AGS pede projeto de lei para suspender taxas de licenciamento durante pandemia

Imagem

Por meio de um ofício encaminhado para a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Associação Goiana dos Suinocultores (AGS), com o apoio do Sistema Faeg/Senar, solicita o encaminhamento à Assembleia Legislativa de Goiás de um projeto de lei isentando a categoria da cobrança de taxa para licenciamento dos estabelecimentos rurais.

A medida valeria até o fim de 2021 ou enquanto durar o período de emergência em saúde pública no Estado, em razão da disseminação do novo coronavírus. "O momento atual por qual passa a suinocultura em Goiás, principalmente por causa da pandemia, tem causado elevação, sem precedentes, dos custos de produção da atividade", disse o presidente da AGS, Eugênio Arantes Pires, no documento.

Os suinocultores sofrem com o aumento no custo de produção nos últimos meses. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que, no período de um ano, entre janeiro de 2020 e janeiro deste ano, o farelo de soja subiu 155% e o milho 88%, entre outras elevações. "A categoria está sofrendo com a baixa margem de lucro, já que o quilo do suíno não varia na mesma intensidade".

Taxas

Um ofício da Agrodefesa, encaminhado à AGS no dia de 3 de fevereiro, informa o início da cobrança da taxa para licenciamento de estabelecimentos rurais, das granjas suinícolas, confinamentos de animais e estabelecimentos rurais, além das taxas para a realização dos procedimentos de vacinação assistida, fiscalizada e/ou oficial contra febre aftosa, brucelose e raiva dos herbívoros. Uma das taxas de licenciamento da categoria pode chegar a R$ 600.

Outro ofício da Agência chegou a suspender a cobrança. A Agrodefesa anunciou que o assunto será tratado junto às cadeias produtivas do agronegócio.

Segundo a associação essas cobranças são amparadas pela Lei nº 18.745, de 26/12/2014. Por isso, a solicitação da AGS e do Sistema Faeg/Senar para uma nova legislação, permitindo a isenção, além da publicação de um decreto prorrogando qualquer ato administrativo de lançamento e cobrança da taxa em questão.

Texto publicado em Notícias Agrícolas/ Adaptação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

ESG

Notícias

ESG avança nas empresas rurais goianas

Queijos

Notícias

Queijos suíços produzidos em Goiás alcançam mais mercado com assistência do Senar Goiás

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Imagem