Troca de experiência marca Primeiro Encontro de Equoterapia em Goiás

Imagem

Profissionais e lideranças que atuam em Centros de Equoterapia do Estado de Goiás discutem estratégias, trocam experiências e compartilham a vivência dos atendimentos equoterapêuticos. O evento que acontece na sede do Regimento da Cavalaria da Polícia Militar de Goiás- RPMON, em Goiânia, reune quase 300 profissionais das equipes multidisciplinares e lideranças que atuam nos Centro de Equoterapia de todo o Estado.

Em oito anos de programa mais de duas mil e 500 famílias foram atendidas e atualmente são 36 centros em atendimento com duzentos profissionais envolvidos. Na cerimônia de abertura, o Comandante do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar Coronel Alyson Ferreira Sobrinho agradeceu a contribuição do Sistema Faeg Senar na realização de cursos e treinamentos voltados para a equideocultura. “Já fizemos seis cursos com o apoio do Senar Goiás”, destacou e acrescentou que em 126 anos da cavalaria e 38 anos da estrutura do Regimento a Polícia Militar sempre tomou a iniciativa de apoiar programas de responsabilidade social.





A Vice-presidente da ANDE Brasil, Vera Horne prestigiu o evento. “ É um grande prazer, uma missão que se completa da equoterapia. A parceria com o Senar com a divulgação e o que a ANDE vem trabalhando é para que o Brasil venha figurar, a atividade tenha credibilidade e seja reconhecida”, pontuou.











O Anfiitrião do evento, o Presidente do Sistema Faeg Senar, Deputado Federal José Mário Schreiner explicou se trata de trabalho em via de mão dupla. “ O evento é para mostrar o resultado da parceria. Juntos chegaremos mais longe. Reconhecemos as dificuldades que vocês têm no dia a dia, de operacionalizar. Cada um de vocês que militam na área quer o resultado para as pessoas atendidas. Vamos buscar recursos públicos e estaremos debruçados no trabalho para conseguir, " disse José Mário.

Na ocasião foi entregue certificado para a soldado Elaine Rodrigues da Silva pelos cursos realizados pelos militares da Cavalaria. Houve apresentação da ANDE Brasil de volteio adaptado. O volteio terapêutico é uma atividade que envolve exercícios da ginástica, com a associação de posturas estáticas, movimentos dinâmicos e acrobáticos, combinados a elementos da dança sobre o cavalo. O volteio como recurso terapêutico tem como objetivo desenvolver movimentos rítmicos, a coordenação motora, a harmonia e controle de movimentos, postura, consciência corporal e melhora nas reações de equilíbrio. É uma modalidade de esportes paraequestres.

A primeira palestra do dia abordou o Panorama da Equoterapia no Brasil, ANDE Brasil com a vice-presidente Vera Horne. Ela apresentou a ANDE da origem aos resultados. "Seguimos o estatuto. Precisamos trabalhar bastante ainda. O nível didático e de ensino precisa passar pela ANDE Brasil. Orientamos, mostramos. O pessoal do Senar Goiás tem amor e contribui com a atividade. Nossa presença aqui é pela parceria. Através dela o trabalho tem crescido." Após a conclusão da palestra, participantes fizeram perguntas.

Os profissionais aprenderam sobre como a neurociência impacta nos resultados da equoterapia, na palestra ministrada pela doutora Marcela Cavacante.

O educador físico Christiano Rocha falou sobre a Interface do autismo segundo a visão biofísica e após mesa redonda, os presentes entenderam sobre posicionamento no mercado digital com o coordenador de marketing do Senar Goiás, Ivan Lucas Nascimento.





Comunicação Sistema Faeg Senar

Imagens: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem