AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Troca de experiência marca Primeiro Encontro de Equoterapia em Goiás

Imagem

Profissionais e lideranças que atuam em Centros de Equoterapia do Estado de Goiás discutem estratégias, trocam experiências e compartilham a vivência dos atendimentos equoterapêuticos. O evento que acontece na sede do Regimento da Cavalaria da Polícia Militar de Goiás- RPMON, em Goiânia, reune quase 300 profissionais das equipes multidisciplinares e lideranças que atuam nos Centro de Equoterapia de todo o Estado.

Em oito anos de programa mais de duas mil e 500 famílias foram atendidas e atualmente são 36 centros em atendimento com duzentos profissionais envolvidos. Na cerimônia de abertura, o Comandante do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar Coronel Alyson Ferreira Sobrinho agradeceu a contribuição do Sistema Faeg Senar na realização de cursos e treinamentos voltados para a equideocultura. “Já fizemos seis cursos com o apoio do Senar Goiás”, destacou e acrescentou que em 126 anos da cavalaria e 38 anos da estrutura do Regimento a Polícia Militar sempre tomou a iniciativa de apoiar programas de responsabilidade social.





A Vice-presidente da ANDE Brasil, Vera Horne prestigiu o evento. “ É um grande prazer, uma missão que se completa da equoterapia. A parceria com o Senar com a divulgação e o que a ANDE vem trabalhando é para que o Brasil venha figurar, a atividade tenha credibilidade e seja reconhecida”, pontuou.











O Anfiitrião do evento, o Presidente do Sistema Faeg Senar, Deputado Federal José Mário Schreiner explicou se trata de trabalho em via de mão dupla. “ O evento é para mostrar o resultado da parceria. Juntos chegaremos mais longe. Reconhecemos as dificuldades que vocês têm no dia a dia, de operacionalizar. Cada um de vocês que militam na área quer o resultado para as pessoas atendidas. Vamos buscar recursos públicos e estaremos debruçados no trabalho para conseguir, " disse José Mário.

Na ocasião foi entregue certificado para a soldado Elaine Rodrigues da Silva pelos cursos realizados pelos militares da Cavalaria. Houve apresentação da ANDE Brasil de volteio adaptado. O volteio terapêutico é uma atividade que envolve exercícios da ginástica, com a associação de posturas estáticas, movimentos dinâmicos e acrobáticos, combinados a elementos da dança sobre o cavalo. O volteio como recurso terapêutico tem como objetivo desenvolver movimentos rítmicos, a coordenação motora, a harmonia e controle de movimentos, postura, consciência corporal e melhora nas reações de equilíbrio. É uma modalidade de esportes paraequestres.

A primeira palestra do dia abordou o Panorama da Equoterapia no Brasil, ANDE Brasil com a vice-presidente Vera Horne. Ela apresentou a ANDE da origem aos resultados. "Seguimos o estatuto. Precisamos trabalhar bastante ainda. O nível didático e de ensino precisa passar pela ANDE Brasil. Orientamos, mostramos. O pessoal do Senar Goiás tem amor e contribui com a atividade. Nossa presença aqui é pela parceria. Através dela o trabalho tem crescido." Após a conclusão da palestra, participantes fizeram perguntas.

Os profissionais aprenderam sobre como a neurociência impacta nos resultados da equoterapia, na palestra ministrada pela doutora Marcela Cavacante.

O educador físico Christiano Rocha falou sobre a Interface do autismo segundo a visão biofísica e após mesa redonda, os presentes entenderam sobre posicionamento no mercado digital com o coordenador de marketing do Senar Goiás, Ivan Lucas Nascimento.





Comunicação Sistema Faeg Senar

Imagens: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Do

Desafio AgroStartup 2024

Do Campo ao Futuro: Soluções Inovadoras emergindo no AgroStartup 2024

Há

Notícia

Há 16 anos o Senar Goiás leva qualidade de vida para a família rural com o Campo Saúde

Condições

Notícia

Condições climáticas e menor demanda influenciam os preços Hortigranjeiros

Imagem