Carlos Eduardo Freitas Carvalho é Coordenador técnico do Senar Goiás e engenheiro agrônomo
Segundo o dicionário, a palavra amigo significa “indivíduo com quem se tem uma relação de amizade, afeto, de companheirismo”. Mas, para quem preza pela notoriedade da palavra e almeja algo mais expressivo, talvez possamos alocar aqui a colocação de São Tomás de Aquino, falando que amigo é “cortesia plena de atenção, tornando mais fácil, se não mais alegre, o viver bem”, expressão esta que traduz de forma simples, mas intensa, a relação de amizade existente entre o produtor rural e o Senar Goiás.
Com seus mais de 25 anos de atuação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural vem realizando ações em prol do desenvolvimento do setor, capacitando homens e mulheres do campo a fim de terem condições de alcançarem o que almejam em seus sonhos. Muitos talvez possam dizer: mas o produtor arca com todas as ações do Senar, portanto, é apenas uma relação de prestação de serviços. Sim, para cada R$100,00 de receitas formais geradas pela base da cadeia produtiva, 20 centavos são destinados para que sejam retornados, de forma organizada e distribuída, via difusão e transferência de tecnologia.
Contudo, a maneira assertiva com que se leva o desenvolvimento ao campo deve ser feita de forma peculiar, harmônica e reluzente, configurações estas que o Senar tem em sua essência e que transparecem a todos o comprometimento do agente transformador, dando condições para que o outro lado, além de efetivar seus conselhos, possa descobrir a face muitas vezes emocionante dos resultados, manifestada pela felicidade das famílias que suam diariamente na missão de produzir alimentos que ajudam na geração de paz de todo o planeta.
Que esta relação de amizade entre o Senar Goiás e o produtor rural possa ser estendida e aumentada por muitas gerações, tornando mais fácil, se não mais alegre, o viver bem de toda a sociedade. Feliz dia do amigo!