O relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Mundial (WASDE, sigla em inglês), divulgado nesta quinta-feira, 12 de Agosto de 2021, pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) revelou cortes nas produções de soja e milho, em relação ao relatório do mês passado. A produção mundial de milho deve chegar, neste mês, em 1,18 bilhões de toneladas, representando uma queda de 0,7% da safra, enquanto a produção de soja está estimada em 383,63 milhões de toneladas, com desvalorização de 0,4%.
Nos Estados Unidos, a expectativa americana de produção de milho caiu 2,7% em relação ao relatório anterior, sendo estimada em 374,68 milhões de toneladas. A queda é explicada pelo clima nas regiões do Corn Belt, região conhecida como Meio-Oeste Americano, que nas últimas semanas vem sofrendo com a falta de chuvas e as temperaturas elevadas, afetando diretamente o enchimento dos grãos nas lavouras. Com essa queda de produção, é provável que haja uma valorização nos preços futuros do grão na Bolsa de Mercadorias e Futuros de Chicago (Cbot).
Com a instabilidade do clima, houve efeitos negativos também na estimativa americana de produção de soja, que caiu 1,5% comparando com o mês de julho, resultando sua produção em 118,08 milhões de toneladas. Para a China, Argentina e o Brasil, os valores de estimativas de produção se mantiveram estáveis, pois os países não estão em época de safra no momento.
Comunicação Sistema FAEG/IFAG