Durante a Expopec - Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária, em Porangatu (GO), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promoveu visitas à Estação Experimental da entidade no município. Na ocasião, os visitantes puderam conhecer de perto o sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e gramíneas forrageiras tropicais recomendadas para pastagem. Mais de 100 pessoas passaram pelo local.
A médica veterinária da Emater, unidade Porangatu, Maria Jaci Nolasco, destacou o intuito de apresentar os trabalhos desenvolvidos dentro da estação. “Os visitantes puderam conhecer as variedades de capins testados no local, o sorgo forrageiro e algumas variedades de soja, porém nosso foco foi destacar assuntos relacionados à pecuária”, comentou.
Palestra
Em palestra com o tema ‘Da viabilidade econômica à sustentabilidade ambiental’, Abílio Pacheco, pesquisador do convênio Emater - Embrapa Produtos e Mercados, explanou as vantagens do sistema ILPF para o pecuarista. Por sua vez, Fernanda Freitas, engenheira agrônoma da Embrapa Arroz e Feijão, apresentou mais de 10 variedades de gramíneas recomendadas para pastejo de bovinos. Ela demonstrou diferentes tipos de capim, de acordo com suas características de fertilidade, rusticidade e resistência a pragas, entre outras.
Expopec 2017
O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.
Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).
Texto: Gerência de Comunicação da Faeg, com informações da Emater